Skip to content

Compreenda as diferenças entre os motores traseiros, dianteiros e centrais

Todos os mecânicos devem saber onde estão os motores dos veículos que estão sendo vendidos. Agora temos motores traseiros, dianteiros e centrais. Como mecânico, você sabe que a manutenção correta do conjunto motriz é essencial para manter o veículo seguro e eficiente.

Se você trabalha em uma oficina que lida com vários tipos de carros, é fundamental ter uma compreensão das diferenças entre os tipos de motores e os problemas de manutenção distintos, desde a facilidade de acesso a componentes até a complexidade da transmissão.

Como cada tipo de motor funciona?

A compreensão das diferenças entre os motores dianteiros, traseiros e centrais é crucial porque cada um apresenta benefícios e desvantagens em termos de desempenho, tração, estabilidade e custo de manutenção.

É fundamental ajudar os clientes a compreender essas diferenças quando compram um novo modelo para um uso específico. Veja as características principais de cada tipo!

Motor para trás

O motor traseiro fica atrás do eixo do carro. Como a maior parte do peso do carro fica na parte traseira, esse formato melhora a tração e a estabilidade em curvas.

Mas a distribuição de peso pode afetar a frenagem, o que torna o carro mais propenso a derrapagens.

O Porsche 911 e o Volkswagen fusca estão associados a este modelo.

Motores de frente

Os motores dianteiros estão localizados na parte frontal do veículo, normalmente perto do capô. Esse tipo de motor é mais comum em carros de passeio porque oferece mais estabilidade em curvas de baixa velocidade e em frenagens.

Manutenção de motos, no entanto, a distribuição de peso pode fazer com que o carro se descontrole em curvas rápidas.

Os motores dianteiros podem ser longitudinais ou transversais. Os motores longitudinais colocam os cilindros em fila entre as rodas, enquanto os transversais colocam os cilindros na direção do carro.

Motores de centro

Os motores centrais estão localizados entre o eixo dianteiro e o traseiro do veículo. Em comparação com motores dianteiros ou traseiros, esse tipo de motor oferece melhor equilíbrio e estabilidade.

Ainda assim, a manutenção pode ser mais difícil porque os componentes podem ser mais difíceis de acessar do que em outros formatos.

São usados em carros esportivos e superesportivos como Porsche Cayman, Ferrari F8 e Audi A8.

Como cada tipo de motor é mantido?

A manutenção do motor de um carro pode variar de acordo com o tipo de veículo que o condutor usa e as recomendações do fabricante. O mais importante, independentemente do tipo de motorização, é seguir cuidadosamente as recomendações do fabricante sobre a troca de óleo, filtro de óleo, ar e combustível.

Por fim, para que os motores funcionem corretamente, sejam dianteiros, traseiros ou centrais, é necessário fazer a manutenção correta. Para cada tipo de carro, é fundamental seguir as recomendações do fabricante do carro e fazer inspeções e substituições regulares de componentes necessários. Além disso, é importante ter em mente que a manutenção preventiva sempre é melhor do que enfrentar problemas sérios e custar caro no futuro.