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Como reduzir o tempo de manutenção de sua moto

É imperativo cuidar da moto. A recomendação é que as manutenções sejam realizadas por uma concessionária enquanto ela está na garantia. No entanto, nem sempre é a melhor opção. Por isso, reunimos alguns conselhos sobre como economizar dinheiro e fazer manutenção de moto com segurança.

Para economizar dinheiro, os motociclistas podem fazer algumas coisas para economizar dinheiro na manutenção de sua máquina. Ao manter os pneus sempre calibrados, é possível economizar combustível, diz o instrutor de pilotagem da Abtrans, Tite Simões. Simões afirma que rodas alinhadas e balanceadas também ajudam a economizar pneus.

O conjunto de transmissão, composto pela coroa e pinhão, é um dos componentes de desgaste natural mais importantes das motocicletas. Simões afirma que essas peças acumulam óleo, areia ou terra com o tempo, formando uma pasta abrasiva. Para remover essa pasta abrasiva, limpe sempre o conjunto com querosene e depois lubrifique bem. O especialista explica que isso aumenta a vida útil dos componentes.

A dica de Simões quando se trata de freios é ficar atento ao nível de fluido presente no reservatório. Ao falar sobre o fato de que muitos motociclistas calculam incorretamente o nível de fluido, ele comenta: “Caso o nível abaixe, significa que as pastilhas estão gastas e devem ser substituídas”. O especialista insiste: “Não se deve completar o nível, mas, sim, trocar as pastilhas”.

A maioria das motocicletas populares também tem freios traseiros de tambor, que podem ser ajustados com o tempo. Simões explica: “Tem hora que não pega mais regulagem, então chegou o momento de trocar as pastilhas”.

Motor

Atualmente, a maioria das motocicletas vendidas no Brasil tem injeção eletrônica de combustível, o que torna a manutenção mais fácil e economiza dinheiro em peças e combustível.

Simões, por outro lado, alerta para a importância de verificar regularmente o filtro de ar e substituí-lo de acordo com o manual do proprietário, pois filtros sujos aumentam o consumo de combustível do motor.

Simões explica sobre o filtro de combustível, dizendo que as motos modernas injetadas não têm esse componente, mas as carburadas sim. Assim, é aconselhável verificar e substituir esse componente como precaução.

Simões diz que é fundamental verificar o nível de óleo. Existem indivíduos que viajam por milhares de quilômetros sem prestar atenção. Simões comenta: “Tem de olhar a cada 1000 quilômetros, pois o óleo é um líquido e como todo líquido ele aquece, funde e evapora, tanto que a cada 1000 quilômetros há um consumo de 50 a 100 ml”. Ele explica que, caso o nível esteja abaixo do nível mínimo, o correto é completar o nível e depois fazer a troca de acordo com