Skip to content

Como verificar se um catalisador automotivo está com problemas?

O catalisador do veículo está entre os componentes mais essenciais do sistema de exaustão do veículo. Ele reduz a emissão de gases poluentes na atmosfera por meio de reações químicas que os tornam menos perigosos.

É fundamental entender os problemas potenciais dessa peça e fazer o diagnóstico adequado, principalmente devido às vantagens que o bom funcionamento do catalisador traz para o condutor e para o meio ambiente.

Este artigo explicará o que é um catalisador automotivo, como ele funciona, quais são os sinais de que um componente está com defeito e como evitar problemas. Segue lendo!

Qual é a definição de catalisador automotivo?

O catalisador é um componente do sistema de exaustão de automóveis com combustão interna. Ele foi projetado para tornar os gases poluentes menos perigosos para a atmosfera.

O catalisador é uma peça de metal composta por uma variedade de elementos químicos, como rádio, platina, paládio e assim por diante. Essas substâncias funcionam como catalisadores, acelerando reações químicas que transformam gases perigosos em gases menos perigosos.

Como funciona o catalisador automotivo?

O catalisador do carro funciona por reações químicas. Os gases poluentes entram em contato com os elementos químicos na peça quando passam pelo catalisador. Essas substâncias aceleram reações químicas.

A oxidação do monóxido de carbono (CO) para dióxido de carbono (CO2), na oxidação dos hidrocarbonetos (HC) para água (H2O) e dióxido de carbono (CO2), e a redução do óxido de nitrogênio (NOx) para nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). Essas são as principais reações que ocorrem no catalisador.

Como posso encontrar defeitos no componente?

Vamos ensinar-lhe como encontrar os principais problemas que essa peça pode ter. Espero por você.

Escape com barulho

Um dos sinais mais comuns de que o catalisador do carro está com defeito é o som estranho do escape. Assim, ele pode estar bloqueado ou ter danos internos que dificultam o fluxo de gases no sistema de exaustão. Quando isso acontece, o carro pode fazer sons no escape, como assobios, estalos e chiados.

Luz da injeção eletrônica em funcionamento

Quando a luz da injeção eletrônica acende no painel do carro, isso é outro sinal de que o catalisador do carro pode estar com defeito. Esse indicador indica que pode haver um problema com o sistema de injeção do carro, possivelmente relacionado ao catalisador.

Quando o catalisador é obstruído ou tem dano interno, pode impedir que os gases passem. Isso ativa o sensor de oxigênio e acende esse alerta no painel.