Skip to content

A importância da utilização de produtos certificados na manutenção de motocicleta

Pneus, capacetes, baterias e material de atrito do sistema de freios de uma motocicleta são peças e equipamentos que não podem falhar. Além disso, esses componentes se desgastam com o tempo e precisam ser substituídos ao final da vida útil. Por isso, vamos discutir a importância de usar produtos certificados quando fazer manutenção em uma motocicleta.

Por isso, esses quatro componentes devem ter o selo de conformidade do INMETRO, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia. O INMETRO é o órgão que supervisiona os programas de avaliação da conformidade. A avaliação da conformidade de um produto envolve verificar se foi fabricado de acordo com os requisitos mínimos necessários.

Como resultado, todos os fabricantes e importadores devem submeter seus produtos a testes e avaliações antes de comercializá-los no mercado. A venda de produtos sem o selo de conformidade é proibida por lei, pois pode colocar a vida dos usuários em risco. Portanto, antes de fazer uma compra, o consumidor deve verificar se há um selo INMETRO.

O principal atrativo das peças sem certificação é seu preço. No entanto, há uma alta probabilidade de que o componente apresente defeito de funcionamento, pois as peças são certificadas pela qualidade e desempenho por uma empresa externa, totalmente independente do fabricante.

O Instituto da Qualidade Automotiva – IQA é um organismo de certificação especializado na certificação de peças para o setor automotivo. O IQA testa e avalia os componentes de acordo com as normas técnicas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), por meio de laboratórios próprios ou contratados, e emite os laudos necessários para a empresa obter o selo do INMETRO, caso os testes sejam aprovados.

Se o produto for reprovado, o IQA informa ao fabricante ou importador os problemas para que o projeto ou a produção sejam ajustados.

A total confiabilidade do selo de qualidade INMETRO é garantida. No entanto, há aqueles que tentam falsificar o selo. A distinção entre um selo falso e um verdadeiro nem sempre é fácil. Aparentam ser idênticos à primeira vista, mas o INMETRO encontrou uma maneira de coibir isso usando tecnologia.

O aplicativo Smart Seal, que funciona em smartphones com sistema operacional Android ou iOS, permite que os consumidores verifiquem na base de dados do INMETRO com apenas uma foto do selo se a certificação é válida ou falsa.

Além disso, o INMETRO também usa o sistema de códigos QR em seus selos atuais. Para ser redirecionado a um site oficial, basta apontar o QR code do selo com a câmera do celular, assim como o faz o app Selo Inteligente. Além disso, você pode usar o portal do instituto digitando os códigos numéricos do selo.

Na hora de fazer manutenção em sua motocicleta, é fundamental que o motociclista tenha cuidado ao comprar peças de reposição. Embora não haja necessidade de certificação para todos os componentes, baterias, pneus, pastilhas, lonas de freios e capacetes devem ter o selo INMETRO.